sexta-feira, 25 de março de 2011

HISTÓRIA DA CRIAÇÃO DA ESCOLA

A Unidade Integrada Municipal Marly Sarney Costa foi fundada em 03 de abril de 1969 pelo prefeito do município de Caxias, Aluisio de Abreu Lobo. A idéia de construir a escola deu-se a partir de ações movidas pela comunidade, pois não existia no bairro uma escola pública com estrutura adequada. O que existia era uma escolinha particular feita de taipa e coberta de palha de propriedade da professora Eulina Morais da Silva denominada “Escolinha Particular São Mateus”.
Criado para atender com maior eficiência a população de baixa renda do bairro Itapecuruzinho, Veneza, Fumo Verde e Volta Redonda, a escola foi inaugurada recebendo uma homenagem a primeira dama do estado Marly Sarney Costa. Que se fez presente na cerimônia de inauguração. Localizada no itapecuruzinho, bairro periférico de Caxias em uma área de propriedade da prefeitura onde morou o casal José Ferreira e Dona Rosa, na época primeiro distrito de Caxias - MA.
Construída com duas salas de aula uma diretoria, uma cantina e dois banheiros a Escola Marly Sarney Costa iniciou seu atendimento oferecendo as series iniciais do Ensino Fundamental nos turnos matutino e vespertino com um total de aproximadamente sessenta alunos dentre eles se destacaram Silvia Andrade Silva Santos, atual diretora, Adelicia Maria da Silva Borba, professora na cidade de Aldeia Altas – MA, e Regina Celinda Pereira de Sena, hoje professora da U.I.M. Jacira Gonçalves Vilanova no Bairro Fumo Verde. Teve como primeiros funcionários as professoras Eulina Morais da Silva e Marimar Assunção Vilanova e a Auxiliar de Serviços Gerais Neusa Alves da Silva.
Quatro anos depois na administração do prefeito Marcelo Thadeu de Assunção a Escola foi ampliada e passou a oferecer um maior numero de vagas, seu espaço físico ficou adequado as suas necessidades, mais duas salas de aulas e um deposito para guardar a merenda e os matérias já existentes no acervo da escola. Assim como as dependências físicas, aumentaram-se também o numero de alunos e funcionários; na ocasião chegando à escola a zeladora Maria do Carmo Leal Lima e a professora Maria da Gloria Carvalho Silva para ministrar aulas para jovens e adultos no programa MOBRAL. Hoje a professora acima mencionada está aposentada como gestora em Araguaina – TO.
Em 1986 a escola foi beneficiada com instalação elétrica, hidráulica movida a bomba sendo também construída calçadas em seu entorno. Na ocasião a escola passou a oferecer educação de jovens e adultos por meio do programa Fundação Educar.
No ano de 1987 a escola teve um declínio no tocante ao numero de alunos funcionando apenas no turno matutino, no ano seguinte 1988 foram realizadas campanhas de matriculas, onde diretoras, e professores saíram de casa em casa divulgando o trabalho realizado pela escola e as series oferecidas, o que acasionou um aumento significativo de alunos vindo a escola funcionar nos turnos matutino e vespertino neste mesmo ano a escola passou a pertencer ao perímetro urbano conforme Decreto nº 1392 de 11 de maio de 1992. Em 1999 foi criado o conselho escolar objetivando fortalecer e assegurar a autonomia da escola e a escola passou a gerir seus próprios recursos por meio do PDDE ( Programa Dinheiro na Escola).
Em 2001 a escola foi reformada recebendo piso de granizo e uma sala para informatica, como a demanda por vaga aumentou expressivamente a sala passou a ser usada como sala de aula. Ainda em 2001 foi construído o Projeto Político Pedagógico de 1ª a 4ª series com a participação de todos os segmentos. Este foi o elemento norteador no sentido de compromisso com a formação do cidadão critico, participativo, responsável e criativo.
Situado a Rua Nova, S/N NO Bairro Itapecuruzinho na cidade de Caxias – MA, a escola hoje se identifica como responsável no desenvolvimento de ações educativas e sócio-culturais juntas a comunidade, pois o Bairro é desprovido de equipamentos culturais, área de lazer, praça pública o que faz desta escola uma atração da comunidade.

ESTRUTURA FÍSICA E MATERIAL
A escola não dispõe de uma boa estrutura física para atender a expressiva demanda da comunidade, necessita de reforma e ampliação nas dependências. Apesar das condições físicas, foram traçados de forma coletiva objetivos e metas de trabalho com o propósito de reconstruir os espaços, procurando melhorar as condições para um melhor fazer pedagógico e administrativo. Possui apenas 04 salas de aula fora do padrão de 1m2 por aluno, não são arejadas necessitando de iluminação elétrica durante todo o dia. Em 2007 as salas de aula do prédio passaram a ser insuficiente sendo necessário a criação de mais uma sala de aula fora do prédio no salão paroquial. Hoje a escola possui um total de 07 salas de aula, sendo que 04 ficam na escola e 03 no prédio anexo.
Nos últimos anos a escola não foi beneficiada por políticas publicas de melhoria com relação ao seu aspecto físico, portanto a escola só dispõe de uma diretoria, 01 sala de leitura provisória funcionando na sala construída para informática, uma cantina e um depósito, todos bem pequenos.
Com relação às instalações sanitárias, a escola possui apenas dois banheiros em péssimas condições para uso de alunos e funcionários e localizado fora do prédio.
No momento a escola dispõe de um bebedouro com defeito e sem funcionamento, com apenas dois filtros e águas retiradas do freezer. A água dos lavatórios vem da caixa d’água que recebe de poço artesiano o que abastece toda população do bairro.
A escola conta com uma extensa área livre descoberta e bem arborizada utilizada para realização de todas as atividades, exceto educação física que é realizada em uma área fora da escola.
Com relação ao imobiliário existente a escola possui dois tipos de carteiras sendo que oitenta são universitárias e oitenta e cinco mesas e cadeiras todas em perfeito estado de conservação, 07 mesas para professores, 03 escrivaninhas, 04 armários com duas portas, um armário com dezesseis portas, um arquivo de aço e quatro estantes de aço.
A escola conta com um significativo acervo de material escolar para desenvolvimento de trabalhos pedagógicos enriquecedores: um mimeógrafo, um retro-projetor, uma televisão de 20 polegadas, uma de 14, um micro-system, uma caixa amplificada, três aparelhos de dvd’s, uma tela de projeção de slide, um computador, duas impressoras, kits de dvd’s com diversas temáticas, mapas geográficos, jogos educativos de matemática e português, coleções pedagógicas variadas, coleção de arte, religião, inglês, atlas geográficos, globo. Grande parte dos materiais foi adquirida com os recursos do PDDE e PDE exceto os 02 aparelhos de dvd’s, o computador e os kits de dvd’s.
A aplicabilidade dos recursos recebidos é realizada através da elaboração coletiva de um plano de aplicação (PDDE) e plano de ação (PDE) onde o Conselho Escolar prioriza as necessidades básicas da escola para que sejam executadas de maneira responsável.

2 comentários:

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  2. SOU UMA DAS PROFESSORAS PIONEIRAS MENCIONADA ACIMA,NA ÉPOCA EM QUE A ESCOLA FOI CONSTRUÍDA EU TINHA 14 ANOS DE IDADE TRABALHEI COM A SEGUNDA E TERCEIRA SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL, E MINHA MÃE MARINA DE ANDRASE VILANOVA FOI A PRIMEIRA DIRETORA E A ATUAL, SILVIA DE ANDRADE E OUTRAS QUE FORAM CITADAS, FORAM MINHAS ALUNAS.
    MEU PAI XANDÓCA ASSIM COMO ERA CONHECIDO, NO BAIRRO, FOI QUEM TEVE A IDEIA JUNTO AO PREFEITO DA ÉPOCA, ALUÍZIO LOBO,POIS ERAM MUITO AMIGOS, DE QUE DEVERIA TER UMA ESCOLA NO BALNEÁRIO.
    ATUALMENTE MORO EM SAO LUIS,SOU FORMADA EM PEDAGOGIA, EM 2009 ESTIVE NO BAIRRO E PAREI PARA TIRAR UMAS FOTOS.
    FIQUEI MUITO FELIZ EM SABER QUE AS MINHAS ALUNAS DERAM CONTINUIDADE AO TRABALHO MEU TRABALHO.

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